O que acontece ao óleo velho do seu carro quando o troca?

Rúbrica Eco

O óleo do motor é um dos elementos mais importantes num motor. Ele tem como função lubrificar todas as peças garantindo o seu bom funcionamento, bem como arrefecer e limpar o motor.

Deverá sempre escolher o óleo mais adequado ao seu motor e neste caso cumprir sempre à risca o que a marca do seu carro aconselha. Mas o que será que acontece ao óleo usado?

Apesar de sabermos que infelizmente uma grande parte dos óleos acabam por ter um destino menos ecológico, estima-se que cerca de 40% da contaminação dos rios e dos lagos é feita devido a óleos usados de motores, o que trás imensas implicações para o meio ambiente e são uma questão de saúde pública, contaminando grandes quantidades de água, com agentes muito perigosos como as dioxinas.

1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água potável! O óleo velho deverá ser reciclado, para poder originar novos óleos minerais e preservar o meio ambiente, passando por um processo complexo de refinamento a fim de recuperar as suas características de lubrificação e viscosidade. Essa gestão de resíduos deve ser entregue a agentes autorizados que se responsabilizam pelo seu tratamento e condução de dar uma nova vida ao óleo velho.

Não deite o óleo velho fora, entregue-o a uma oficina autorizada da Drive Repair que nós fazemos a gestão dos resíduos da forma mais adequada e eco-friendly.