NEWS Lisboa é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Este é aquele ranking em que não queríamos estar no primeiro lugar, mas é um facto, pelo 4º ano consecutivo, Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, fica à frente de Madrid e Barcelona, com 158 horas por condutor/ano no trânsito.

No relatório anual do ” Tom Tom Trac Index” foram analisadas 416 cidades distribuídas por 57 países.

Em termos globais, a nossa capital ficou com 81º lugar no pódio das cidades mais congestionadas, descendo 4 posições no ranking. Se limitarmos a pesquisa à Península Ibérica, Lisboa assume a liderança, seguida do Porto. Só depois surge Madrid e Barcelona, em 3º e 6º lugar, respectivamente.

De acordo com este estudo, os Lisboetas passam, em média, 43 minutos por dia no trânsito, sendo o pico registado no final do dia de sexta feira, entre as 18h e as 19h. Isto representa 33% mais tempo do que numa altura sem trânsito. Com o mesmo pico horário, os portuenses passam apenas alguns minutos a menos no carro, ficando-se pelos 39 minutos por dia.

Bengaluru, na Índia, está no topo deste estudo: os seus condutores passam mais 71% de tempo no trânsito, do que seria expectável em condições normais.