Inspeção Auto – Como preparar o seu carro.

Um carro em boas condições é uma garantia de segurança para si e para a sua família. Deixamos algumas dicas de como preparar o seu carro para a inspeção:

1 – verifique todo o sistema de iluminação: luzes de presença, médios e máximos; assim como a sinalização luminosa, como sejam as luzes de mudança de direcção, os 4 piscas, as luzes de travagem e de nevoeiro.

2 – Limpa pára-brisas Os limpa pára-brisas e as escovas devem funcionar em perfeitas condições, tanto à frente como atrás. É importante verificar com regularidade se o depósito de água está cheio.

3 – Cintos de segurança Todos os cintos de segurança devem estar em perfeito estado e a funcionar assim como devem corresponder ao número de lugares homologados.

4 – Pneus Os pneus são o ponto de contacto do seu carro com o solo, pelo que devem garantir uma boa aderência, mesmo nas condições mais adversas. Para isso, verifique que têm um bom rasto e não apresentam anomalias. 1,6 mm é o valor mínimo por lei.

5 – Espelhos Verifique a superfície refletora, assim como a fixação e regulação dos espelhos.

6 – Triângulo e colete reflector Deve usar um colete homologado e ter sempre o triângulo no interior do habitáculo da viatura.

7 – Manchas no chão Se detectar que a sua viatura deixa manchas no chão, seja de óleo ou de líquido refrigerador, deve levá-la de imediato à oficina. Qualquer uma destas fugas será notada no momento da inspeção.

8 – Travões O sistema de travagem é um dos mais importante para a sua segurança. Se nota que tem fugas de líquidos ou fazem barulhos estranhos, deve levar o seu carro à oficina.

9 – Suspensão Os melhores momentos para detectar um comportamento anormal da suspensão do seu automóvel são em curva ou em momentos de travagem, a baixa velocidade.

10 – Direção Em linha recta, segure o volante e confirme se o carro foge para algum dos lados. Caso aconteça, tem a direção desalinhada e deverá rever esta situação.

Para sua segurança e para garantir que o seu carro passa na inspeção.