Gasolina volta a comandar o ranking de vendas auto

O mercado de ligeiros de passageiros assistiu a uma mudança na liderança das vendas: o motor a gasolina ultrapassou o carro a gasóleo, o que não acontecia desde 2004, de acordo com dados da ACEA.

A tendência de queda vinha-se notando desde 2012 e acentuou-se com o dieselgate, quando foi revelada a manipulação deliberada em marcas como a Volkswagen, das emissões nos motores a diesel.

Em Portugal não foi diferente e, essa tendência tem vindo a acentuar-se desde 2013, quando o motor a diesel passou a ser preterido na altura de trocar de carro.

No último ano confirmou-se esta viragem, quando a quota dos carros a gasóleo se fixou nos 40%, ao passo que os carros a gasolina ficam com uma quota de 49,2%. Só em 2002 se encontra uma quota mais baixa no motor a diesel, quando se ficou pelos 34,6%.

No geral, 2019 foi o ano que, em Portugal se comprou menos carros novos, uma quebra, já esperada, a rondar os 2%.

O segmento dos eléctricos, ainda emergente no nosso país, registou um crescimento de 2,7%, no segmentos dos eléctricos puros, num total de 7096 unidades vendidas.

Só a Tesla, em 2019, vendeu 1979 carros em Portugal, o que representa 27,8% de mercado nos eléctricos puros.

Este enorme sucesso dever-se-á, sem dúvida, à entrada do Model 3 em Portugal, que aconteceu em Fevereiro de 2019, um carro de gama premium.